História

 

 

 

    Finava a 1ª República quando Joaquim, Aurélio e Jorge, os três filhos de um ferreiro com oficina na rua do Parque da República adaptaram uma carrinha de carga Ford T, ao transporte de 14 passageiros, e começaram a transportar clientes dos Carvalhos para o Porto . 

     A 14 e 15 de Agosto de 1926, realizaram a primeira excursão ligando Gaia a Vila Real. Passam então a operar com linhas regulares entre Lavadores, a Madalena e o Porto. Sobreviveram à crise da 2ª guerra mundial, recuperando e crescendo nos anos 50 e 60, tendo sido pioneiros na introdução em Portugal, em 1963, do conceito de serviço urbano e contínuo, com viaturas especialmente concebidas para esse efeito. O 25 de Abril de 1974 encontrou a J. Espírito Santo já com 6 carreiras e 32 viaturas.

    Em Setembro de 1996 ocorre a aquisição da congénere A. Costa Reis & Filhos, Ld.ª, que era uma empresa que à data explorava cerca de 10 concessões, predominantemente, com origem/destino: Oliveira do Douro/ Porto e freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia. As duas empresas aproveitam as sinergias uma da outra, adquirindo dimensão e melhorando a qualidade do serviço prestado aos concidadãos.

   A designação Espírito Santo – Autocarros de Gaia unifica a imagem, e representa a actividade partilhada das duas empresas, ao abrigo de uma convenção / acordo de exploração conjunta de todas as concessões, veículos e instalações, autorizado pelo Exmo. Sr. Director –Geral de Transportes Terrestres em 25 de Setembro de 1996.

    Actualmente, as empresas J. Espírito Santo & Irmãos, Ld.ª e A. Costa Reis & Filhos, Ld.ª têm um grupo de trabalho que conta com cerca de 120 colaboradores, integrado num quadro de pessoal experiente, e em contínua formação.

   A actividade de transporte de passageiros é levada a cabo através da exploração de carreiras regulares, concedidas no âmbito de concessões atribuídas pelo IMTT, que cobrem a maioria da área urbana do concelho de Gaia, transportando diariamente mais de 30.000 pessoas. É pensando nelas, que diariamente a Espírito Santo-Autocarros de Gaia dá o seu melhor, para que o momento do transporte deixe de ser um transtorno necessário, tornando-se uma agradável passagem entre o lar e o trabalho e/ou lazer.

   A actividade passa também pela prestação de Serviços de Transporte de Aluguer Ocasional, Regular Especializado e Internacional, mediante a apresentação pelos clientes de propostas à realização de itinerários, por si programados.

   Em termos operacionais, contamos com cerca de 120 viaturas; com apoio dos serviços de Manutenção e de Oficina prestados pelas próprias empresas, e inspecções realizadas bianualmente por entidades externas.

   No 2º semestre de 2008 dá-se a integração tarifária e bilhética das duas empresas, com a entrada em funcionamento da bilhética sem contacto.

    Iniciou em 2010, a implementação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001 como decisão estratégica visando um processo de melhoria contínua, focalizado na satisfação dos requisitos dos seus clientes.

    Há mais de 80 anos que a Espírito Santo-Autocarros de Gaia trabalha para satisfazer o cliente, que com a sua experiência visa um crescimento sustentado e que tem presente que a criação de valor está associada à capacidade de compreender as expectativas da comunidade em que desenvolve a sua actividade.

    A satisfação das necessidades dos clientes; o compromisso com a visão, missão e valores; segurança intrínseca nos serviços prestados e condições físicas de trabalho; transparência na sua gestão e Qualidade nos serviços e actividades prosseguidas, são as linhas orientadoras da organização.

 
Certificação


A empresa J. Espírito Santo & Irmãos, Lda. está certificada pela AENOR desde Junho de 2011.  

J. Espírito Santo & Irmãos, Lda. © Todos os direitos reservados   Tlf. 227811517   cliente@espiritosanto.com.pt

_______________________________________________________________________________________________________________________

Condições Gerais de Transporte / Direitos e Deveres dos Passageiros